Dicas para aumentar a vida útil de toldos e coberturas

Com a ação do clima, da poluição e do tempo, é comum o toldo deteriorar-se. Em alguns casos, uma simples lavagem soluciona o problema.

No entanto, segundo especialistas da área, em grande parte das situações de deterioração do toldo, a troca da lona acaba sendo a solução mais indicada por oferecer uma melhor relação custo-benefício.

De acordo com Juliano Stevenson, proprietário da JS Serviços, especializada em manutenção de toldos e fachadas, a lavagem do toldo pode até dobrar a durabilidade da lona, além de melhorar o aspecto visual do produto e oferecer um ótimo custo-benefício.

Se a opção for trocar a lona, alguns cuidados devem ser tomados:

  1. Idoneidade
    Verifique se a empresa é idônea e especialista. Muitos fabricantes de lona e distribuidores ensinam como produzir toldos e tensionadas e muitas vezes até ensinam a montar o produto, porém nem todos conseguem dimensionar exatamente o tipo de perfil ou parafuso adequado às diversas situações, o que pode ocasionar na queda do toldo. Situações como essa podem colocar em risco a vida do consumidor.
  2. Garantia
    2.1. Verifique se o fabricante do toldo fornece Certificado de Garantia proporcional ou total. A maioria das garantias é proporcional, ou seja, se você comprou um toldo com garantia de 2 anos e, após 1 ano o mesmo danificou-se, o fabricante cobrará 50% do valor da troca da lona. Em outros casos, a garantia somente será efetivada se houver lavagem periódica da lona.2.2. Verifique se o toldo é destinado para sol e chuva. A garantia pode não lhe ressarcir do produto caso o mesmo seja destinado para sol e tenha caído durante a chuva.2.2.a. CuriosidadeOs toldos provenientes da Europa, geralmente são apropriados apenas para o sol. Os Europeus utilizam grande quantidade de toldos, pois o sol na Europa é mais baixo que em outros continentes e “invade” os estabelecimentos e casas, incomodando pela claridade excessiva.Além disso, os toldos utilizados na Europa são fabricados para serem recolhidos em ocasiões de chuvas, pois as mesmas geralmente vêem acompanhadas de neve, que pesa e danifica as estruturas do produto.
  3. Características da Lona
    Fique atento ao modelo e características da lona. Os fabricantes costumam mencionar somente a marca, sem especificar as particularidades da lona, o que é um fator primordial na escolha do produto.
    Abaixo as principais especificações da lona a serem consideradas na escolha do toldo:
    Gramaturas: de 250 a 640 gr/m2;
    Black Out: que não passa luz, nem calor;
    Semi-Translúcida: permite a passagem de 30% da luz para o interior do ambiente;
    Translúcida: permite a passagem da luz para o interior e permite que o ambiente seja iluminado naturalmente;
    Cristal: não tem trama e possui menor resistência.
  4. Aditivação Opte por lonas com aditivação para resistir aos raios UVA e UVB, com tratamento anti-fungo, anti-mofo e auto-extinguível.
  5. Marca d’água
    Verifique se o fabricante da lona possui marca d’água, isso facilita a identificação do produto e a sua qualidade.
  6. Solda Eletrônica e Cola
    Verifique se a lona é confeccionada com solda eletrônica ou cola. A solda eletrônica funde as camadas do produto, criando uma membrana impedindo que as membranas se soltem.
    Em contrapartida, a cola pode fazer com que as camadas que compõe o produto se descolem com o tempo.
  7. Precauções X Manutenção X Dica
    O consumidor precisa estar atendo na hora de contratar os serviços para não ser enganado. A falta de manutenção pode ocasionar alguns problemas como:
    Fungo que deixa a lona rosada;
    Fungo verde (bolor) fundo ferrugem que faz a lona ficar amarelada. Todas as lonas já vem de fábrica com um aditivo que protege e previne a proliferação de mofo.
    São poucos os fabricantes de toldos que orientam os clientes sobre a periodicidade das lavagens para manutenção, que para um toldo pequeno é aconselhável de três em três meses.
    Os fabricantes de lona orientam que o produto seja lavado uma vez por mês com sabonete neutro.
    Toldos feitos com ferro ou aço galvanizado podem enferrujar a lona e corroer a estrutura. Perfis de alumínio não enferrujam e nem a corroem.
    A Aliança Toldos possui um produto eficaz e eficiente para manutenção preventiva do toldo e deve ser aplicado duas vezes ao ano.
    O tubo que estrutura o toldo recebe uma proteção por toda a sua extensão, porém quando este tubo é cortado e parafusado, deixa uma porta aberta para a corrosão.
    Esses problemas podem ser causados ao recolher o toldo com a lona molhada ou devfido ao calor/suor ocasionados pelo aquecimento do sol ou pelo suor do resfriamento da lona durante a noite.
    A Aliança Toldos quando faz a lavagem da lona inclui a inspeção da qualidade da lona com revisão da estrutura e lubrificação das conexões.
    Além disso, utiliza somente produtos neutros e biodegradáveis que não agridem a natureza, e específicos para retirada de sujeiras ácidas e fungos (rosado e mofo). Todos esses recursos aumentam a vida útil dos toldos, das coberturas e tensionadas.
    A Aliança Toldos possui uma equipe de profissionais habilitados para acessarem locais altos, utilizando todos os equipamentos de segurança obrigatórios e segurados contra acidentes, dando total tranqüilidade aos seus clientes.
×